[Graduação – PUC-Rio] Estética I – 2020.1

ESTÉTICA I – 2020.1

OBJETIVOS

a. Apresentação de conceitos básicos da história da Estética;
b. Atualização de questões primordiais da reflexão estética para a arte contemporânea;
c. Discussão do problema da historicidade da percepção humana e por extensão da estética como “filosofia da arte”.

EMENTA

Teoria da arte; a problemática que envolve a produção da obra de arte; natureza da criatividade; conceitos característicos das diferentes concepções da obra e arte. Relação entre arte e sociedade. O conceito de arte.

PROGRAMA

1. Estética e Filosofia da arte
– O nascimento da estética; – Filosofia da percepção ou filosofia da arte?

2. Arte e fim da arte
-A modernidade como época problemática; -A arte como problema na modernidade; -Hegel e o “fim da arte”;

3. Mímesis
-A era da reprodutibilidade técnica da obra de arte; -Cópia e verdade; -Autonomia e heteronomia das obras; -Estetização da política versus politização da arte; -Walter Benjamin e a atrofia da aura;

4. Estética e anestética
-As transformações da percepção; -O sujeito moderno anestesiado; -Susan Buck-Morss e uma teoria feminista da estética;

5. Percepção e democracia
-A partilha do sensível; -Modos de sentir e a organização da Polis; -Os regimes da arte: ético, poético e estético; -Rancière e os fins da democracia.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica”. Trad. M. Lisboa. In: Benjamin e a obra de arte. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
BUCK-MORSS, Susan. “Estética e anestética: o ensaio sobre a obra de arte de Walter Benjamin.” Trad. Rafael Lopes Azize. Travessia: revista de literatura, nº 33.
HEGEL, G. W. F. “Introdução”. IN: Cursos de Estética. Vol. 1. Trad. Marco Aurélio Werle. São Paulo: EdUSP, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Trad. Mônica Costa Netto. 2. ed. São          Paulo: Exo Experimental; Editora 34, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas Vol. I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Rio de               Janeiro: Brasiliense, 1994.
CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Trad. Mauro Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valério Rohden e António. Marques. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1993.
LIMA, Luiz Costa. Mimesis e modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
PAREYSON, L. Os problemas da estética. Trad. Maria Helena Nery Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PLATÃO. A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SUSSEKIND, Pedro. Teoria do fim da arte. Rio de Janeiro: 7letras, 2017.

CALENDÁRIO

04/03 Apresentação da turma e do professor
06/03 Apresentação da ementa

11/03 O nascimento da estética I (Leitura: T. Eagleton, “Particulares livres” em Ideologia da estética, pp. 17-28)
13/03 O nascimento da estética II (idem)

18/03 O fim da arte (Leitura: Hegel, “Introdução” aos Cursos de Estética, p. 35; P. Sussekind “Prólogo” e “Tema hegeliano” em Teorias do fim da arte, pp. 9-19)
20/03 Sociedades fechadas e modernidade como sociedade aberta (Leitura: G. Lukács, “Culturas fechadas” em A teoria do romance, pp. 23-35)

25/03 Introdução ao pensamento de Walter Benjamin
27/03 Introdução a A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica

01/04 Seminário I: Dadaísmo
03/04 A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica I (Leitura: W. Benjamin, “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica” in: Obras escolhidas vol I pp. 165-196)

08/04 A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica II
10/04 Feriado

15/04 A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica III
17/04 Seminário II: Futurismo

22/04 A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica IV
24/04 A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica V

29/04 Seminário III: Surrealismo
01/05 Feriado

06/05 Estética e anestética I (Leitura: S. Buck-Morss, “Estética e anestética…”)
08/05 Estética e anestética II

13/05 Estética e anestética III
15/05 Estética e anestética IV

20/05 Seminário IV: Modernismo brasileiro
22/05 Introdução ao pensamento de Jacques Rancière

27/05 A partilha do sensível I (Leitura: J. Rancière, Primeira pergunta em A partilha do sensível, pp. 15-26)
29/05 A partilha do sensível II (idem)

03/06 A partilha do sensível III (Segunda pergunta, pp. 27-44)
05/06 A partilha do sensível IV (idem)

10/06 Seminário V: Teoria da Vanguarda
12/06 As cidades invisíveis

17/06 Entrega das notas finais
19/06 Prova final