- três posições mais uma – O desprezo de Godard9 de maio de 2023. 1. A trilha sonora de Georges Delerue é um estribilho horroroso. Quer dizer, é maravilhosa, mas desde o início afunda os nossos corações naquela sensação de que vamos testemunhar algo terrível. Anne Carson fala sobre isso com Eurípedes…
- L’Opera Mouffe de Agnes Varda1 de maio de 2023 Renata e eu decidimos ver Agnes Varda inteira. Quer dizer, todos os filmes, começando pelo começo. Mas não começamos pelo começo, começamos por aquilo que talvez seja seu terceiro filme, de 1958, L’Opera Mouffe. Gravado na rua Mouffetard,…
- opacidade do outro, alguns poemas de Mariana Godoypara algumas pessoas ficar adulto e envelhecer é ganhar consistência. claro, perguntam para as crianças: o que você quer ser quando crescer? quando ganhar tônus, consistência, forma, sei lá o quê. pra mim, ficar adulto e envelhecer é uma experiência de perda. nossa…
- inacessibilidade do outro – Aftersun de Charlotte Wellsescrito em 12 de fevereiro de 2023. 1. O filme apela pra uma nostalgia e esse apelo funciona muito bem. Em outros filmes, é uma técnica de pastiche que pasteuriza a imagem. Como se o clichê (e seu “estilo) de uma década se…
- Minas de Ana Martins Marques em oficinaescrito em 2 de março de 2023. Ontem foi a primeira oficina do ano que dei pela escola da palavra . Sobre analogia, semelhança e metáfora, a partir da poesia da Ana Martins Marques e com alguns comentários a partir de Aristóteles, Anne…
- por ocasião da morte de Gal Costaescrito em 9 de novembro de 2022. Quando comecei a faculdade eu escutava tudo da Gal. Ela mexia comigo. Ouvi-la era me perder, sei lá. Eu tinha uma vontade imensa de largar tudo quando ouvia a sua voz. Ao escutar “Mamãe, coragem”, do…
- por ocasião da morte de Jean-Luc Godardescrito em 13 de setembro de 2022. 22 anos. sou apresentado a pierrot le fou do godard com o título o demônio das onze horas. estou lendo a temporada no inferno de rimbaud, ouvindo radiohead e gostando de belchior e de clarice lispector….